Embaixadores da União Africana e da União Europeia reiteraram o êxito da 7.ª Cimeira UA–UE, que decorreu em Luanda, de 24 a 25 de Novembro deste ano, e, no âmbito do espírito de parceria, solicitaram um documento estratégico sobre as acções concretas a desenvolver junto do Escritório das Nações Unidas em Genebra.
O encontro, que serviu para analisar os resultados e os próximos passos da 7ª Cimeira, foi realizado no quadro do 6.º Diálogo entre Embaixadores da UA e da UE. Os diplomatas realçaram, igualmente, o elevado nível de participação e compromisso assumido pelos altos representantes dos dois blocos, considerando um marco relevante para o reforço da parceria estratégica entre África e a Europa.
Ao intervir no encontro, a representante de Angola junto do Escritório das Nações Unidas em Genebra, Ana Maria de Oliveira, sublinhou o significado especial da 7.ª Cimeira, por assinalar o 25.º aniversário da parceria estratégica entre os dois blocos.
No âmbito do tema central da Cimeira, “Promover a Paz e a prosperidade através de um multilateralismo eficaz”, Ana Maria de Oliveira frisou que a Declaração Conjunta de Luanda reflecte os princípios e o mandato das Nações Unidas, com particular incidência no papel do Escritório das Nações Unidas em Genebra enquanto centro da diplomacia multilateral, da promoção dos Direitos Humanos, da acção humanitária e do desenvolvimento sustentável.
No domínio da cooperação económica, o delegado adjunto da UE junto da ONU em Genebra, Michele Cervone, apresentou o Corredor do Lobito como um dos projectos estratégicos no âmbito da Estratégia Global Gateway da União Europeia para África