• PARTICIPAÇÃO DE S.E. EMBAIXADOR FERNANDO MIGUEL NO FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHÁ - WORLD T.E.A FEST2025 OCORRIDO EM ĐÀ LẠT


    De 05 a 07 de Dezembro de 2025, Sua Excelência o Embaixador de Angola no Vietname participou no Festival Internacional do Chá – “WORLD T.E.A FEST 2025”, realizado em Da Lat e Bảo Loc, província de Lam Dong. O evento, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Vietname em coordenação com o Comité Popular da Província de Lam Dong, destinou-se ao Corpo Diplomático, com o objectivo de promover a cultura do chá, reforçar a diplomacia cultural e apresentar o potencial do Vietname no domínio da agricultura de alta tecnologia.

    O Festival, sob o tema “Onde se conectam as essências do chá da humanidade", foi realizado pela primeira vez no Vietname e reuniu mais de 40 embaixadores, representantes diplomáticos e respectivos cônjuges. A participação do Embaixador de Angola contribuiu para destacar a dimensão internacional do evento e criou oportunidades de contacto com as autoridades locais, artesãos e a comunidade empresarial de Lam Dong.

    No âmbito do programa, o Corpo Diplomático participou na cerimónia “Oferenda de incenso e chá aos Reis Hung” no Monte Phuong Hoang; esteve presente no “Tea Connect - Chá Diplomático” no Tea Resort Prenn; e assistiu a Cerimónia de Abertura do Festival Internacional do Chá na Praça Lam Vien. Estas actividades permitiram ao Corpo Diplomático compreender melhor as práticas espirituais, culturais e os valores associados à tradição do chá vietnamita.

    O Embaixador visitou igualmente a “Tea Gallery” e a “Tea Expo” – espaços de exposição dedicados às tecnologias modernas de processamento de chá, ao sistema de mil árvores de chá antigas e a diversos produtos de chá e plantas aromáticas que o Vietname pretende promover no mercado internacional. Em diálogo com empresas e especialistas, o Embaixador reconheceu a elevada qualidade do chá-verde, chá oolong e das plantas aromáticas de Lam Dong, com forte potencial de expansão para mercados globais.

    Particular destaque foi dado aos modelos de cultivo de chá baseados em tecnologia avançada, aos sistemas de controlo de qualidade e às cadeias integradas de produção e processamento existentes em Da Lat e Bao Loc. Trata-se de um sector no qual Angola pode cooperar sobretudo no actual contexto de prioridade governamental para o desenvolvimento agrícola, diversificação da produção e criação de zonas de cultivo com potencial exportador. O Vietname, com a sua experiência em técnicas de cultivo, melhoramento de variedades, gestão de áreas de plantação e processamento agro-industrial, poderá constituir um parceiro adequado para apoiar Angola no reforço da capacidade produtiva de culturas estratégicas, incluindo chá, café e plantas medicinais locais.

    Paralelamente às actividades profissionais, o Embaixador e a delegação visitaram o XQ Da Lat (Casa-Museu de Bordados Artísticos de Da Lat) e a obra arquitectónica Crazy House, aprofundando o conhecimento sobre a cultura e a arte da cidade.

    A nossa participação no Festival Internacional do Chá – “World T.E.A Fest 2025” contribuiu para reforçar a imagem de Angola junto da comunidade diplomática e do povo de Da Lat e, criou bases favoráveis para o estudo de futuras iniciativas de cooperação com Lam Dong e com o Vietname, particularmente nos sectores da agricultura, processamento agro-industrial, comércio e intercâmbio cultural.

    Este evento constitui um alicerce importante para a continuação do fortalecimento das relações bilaterais nos próximos anos.

    Embaixada da República de Angola na República Socialista do Vietname, Hanói, 12 de Dezembro de 2025.